A Secretária Municipal de Saúde, Ediana Nóbrega, ao lado da diretora de atenção básica, Joana Carla, participaram na semana passada da Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A finalidade do evento é discutir e ajustar as referências dos procedimentos inseridos na Programação Pactuada e integrada (PPI) para a PAES. Depois de 14 anos conseguimos realizar a repactuação e reprogramação dos nossos serviços de média e alta complexidade em saúde. Tanto da parte ambulatorial como da hospitalar. Organizando e repactuando para centros que irão atender às demandas do nosso município. Além de redirecionar repasses que estavam locados em outros locais de referências, e a partir de muito breve passará a entrar no nosso próprio município, uma vez que já estamos prestando serviços de média complexidade e com o compromisso de ampliar os mesmos.
Com a atualização só temos a crescer. Sempre com o compromisso de uma SAÚDE cada vez mais eficiente e qualificada.”, explicou a secretária Ediana.
Na ocasião, foram apresentadas as grades de serviços de João pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, principais executores da assistência em Saúde na 3ª macrorregião. Dessa forma, os demais municípios representados tomaram conhecimento da capacidade e procedimentos disponíveis nessas redes, facilitando assim as discussões ao longo da oficina e o entendimento para definir a nova redistribuição orçamentária.
A Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde. O evento conta com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS).
Em abril, participam do evento os gestores da 1ª e 2ª região. Após serem finalizadas as discussões, será implantado o novo modelo de pactuação que resultará no fortalecimento do SUS na Paraíba.